terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O BALLET DE COURT

A primeira  notícia existente sobre apresentação de um  ballet  é de 1489, trata-se de um bailado organizado por Bergonzo de Botta  para  as festas  de casamento do  Duque  Galeazzo Sforza  de Milão com Isabel de Aragon, em Tortona.
Paralelamente, durante o século XV, na Itália  se desenvolve o  ballet , a partir das festas e representações nas cortes.
Quando Catarina de Médicis  se casou com Henrique II, rei da França, levou para Paris costumes e artistas italianos. Em 1573, ela organizou, em homenagem a um grupo de nobres poloneses, um ballet , no qual 16 jovens , cada uma representando uma das províncias francesas, vinha num carro alegórico, e tendo descido deste, dançavam diante  da platéia  uma coreografia surpreendente para a época, devido a sua complexidade.
Mas foi  Baldassario  Belgiojoso, violonista piemontês, que viver na França em 1555, que primeiro deu a definição da palavra Ballet: “um arranjo geométrico de muitas pessoas juntas sob variada harmonia de diversos instrumentos.
Em 1581, na Corte de Henrique III, Belgiojoso, cujo nome  já tinha se afrancesado para  Balthasar de Beaujoyeaux realizou o  Ballet Comique de La Reine para festejar o casamento de Margarida de Lorena com o Duque de  Joyeuse. Pela primeira vez juntou-se a dança, a música e o drama teatral. O espetáculo durou 5 horas, custou 3 ½  milhões de francos, era composta de 12 partes, sendo 6 corais, 2 ballets em 5 partes cada um, duas árias e 2 duetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário